A alimentação como aliada na recuperação da COVID-19

Confira alguns alimentos que podem te auxiliar na recuperação

A contaminação pela COVID-19 pode causar uma resposta inflamatória no corpo. Assim, é importante, durante a recuperação, priorizar a ingestão de frutas, vegetais, legumes, azeites, grãos inteiros, nozes e gorduras monoinsaturadas (como abacate, amendoim, castanhas, bacalhau, azeitona) que podem prevenir ou atenuar essas inflamações.
Também é importante incluir alimentos com nutrientes, como vitaminas C, D, E e zinco, que podem colaborar para o bom funcionamento do sistema imunológico. Alguns desses alimentos são: frutas cítricas, frutas vermelhas, couve, rabanete, folhas verdes, tomates, ovos, cogumelos, salmão, leite, laticínios, cereais, feijão, sementes de abóbora etc. Prefira o consumo in natura e, no caso de legumes, prefira os cozidos e não fritos.
O novo coronavírus se liga às células que revestem as paredes do intestino, causando irritação no local e no fígado. Na fase aguda da doença, as pessoas podem ter náuseas, diarreia e outros problemas. Assim, é possível ter algum grau de desnutrição. Nesses casos, além das fibras, o consumo de probióticos pode auxiliar. As fibras podem ser encontradas em leguminosas, grãos, farelos, farinhas integrais, pães e biscoitos integrais, além de cereais instantâneos e matinais.
Algumas pessoas relatam sintomas, como a inflamação da garganta, o que leva a dificuldades em ingerir alimentos sólidos. Nesse caso, aposte em sucos, vitaminas, sopas e purês.
E, em alguns casos, será preciso também um reforço alimentar proteico devido à perda muscular. Nesse caso, é preciso acrescentar frango, carne vermelha, salmão, atum e laticínios. E, provavelmente, reabilitação física para a recuperação dos músculos.
É importante reforçar que a alimentação após uma doença deve ser pensada de forma a contribuir para a saúde e o bem-estar. Assim, evite alimentos ultraprocessados e fast-food. Ingira bastante líquido e conte com o suporte de um profissional especialista.

Fonte: Veja Saúde