Os óculos escuros devem vir com proteção contra os raios UVA e UVB
Os dados são preocupantes. Pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, em 2011, mostrou que 59,85% das pessoas entrevistadas não tomavam precauções ao se exporem ao sol. Se o uso de protetor solar e demais cuidados com corpo ainda são insuficientes, os olhos também sofrem com a falta de atenção.
O sol em excesso, sem proteção adequada, pode causar problemas sérios no sistema ocular, como conjuntivite, lesões na retina, pterígio (conhecida como “carne no olho”), olhos secos e até mesmo câncer, além de poder levar à catarata, já que os raios solares provocam o envelhecimento precoce dos olhos. Além de todos os problemas, há ainda o risco de “queimar” a retina e sofrer uma ceratite, que é uma inflamação na córnea.
Para a oftalmologista Amaryllis Avakian, chefe do setor de catarata do Hospital das Clínicas, em São Paulo e responsável pela clínica AACO, é indispensável a população se conscientizar sobre a importância de usar óculos escuros de boa qualidade, com proteção UVA e UVB. “A oferta e a procura por óculos de sol de baixa qualidade são muito grandes. As pessoas se preocupam pouco com o beneficio ou malefício que essa aquisição irá trazer e, por isso, não consultam ou buscam informações sobre os pontos importantes, que devem ser levados em consideração”, afirma Amaryllis Avakian.
E o que deve ser levado em consideração na hora da compra? Em primeiro lugar, os óculos devem conter proteção anti-UVB, além da UVA. E as lentes mais indicadas para serem usadas durante o dia são as marrons e as fumês.
LOVEFRUITS É MAIS QUALIDADE DE VIDA!
Presentes surpreendentes! http://www.lovefruits.com.br/