Confira alimentos que auxiliam na saciedade e reduz da gula
Perder ou manter o peso é uma das tarefas mais difíceis que tem, é preciso controle e rotina. E um dos maiores problemas é a gula. Como hoje é o Dia da Gula, vamos apresentar alguns alimentos que auxiliam no controle e saciedade.
Mas como saber se você está cedendo a gula? Se depois de comer, você se sente mal e a barriga fica pesada, pode ser que você está se excedendo. E pode ser a hora de procurar um médico ou nutricionista para conferir quantas calorias você precisa ingerir.
Mas caso não consiga dominar a gula, confira algumas dicas:
- Coma verduras e legumes crus: eles auxiliam na sensação de saciedade e como possuem poucas calorias podem ser ingeridos a qualquer hora, por exemplo, uma cenoura média ou pepino pequeno.
- Frutas secas: são ótimas para matar a fome nos intervalos das refeições, além de energéticas e cheias de fibras, só que cuidado com a quantidade, pois são calóricas.
- Alimentos integrais: dê preferência, pois demoram mais para serem digeridos e, portanto, você ficará mais tempo saciada.
- Maçã, amêndoa e banana: são ricos em triptofano, substância responsável por diminuir a ansiedade.
- Castanhas, castanhas-de-caju, nozes, pistaches, castanhas-do-pará: ricas em gorduras saudáveis e proteínas são ótimas em lanches ou misturadas na salada.
- Sementes de chia: de todos os carboidratos presentes, mais de 80% é fibra.
- Batata-doce: nutritivas e versáveis tem poucas calorias, é rica em vitamina A e contém grande quantidade de fibra.
- Hummus: é rico em fibras e proteínas por conta do grão-de-bico e contém gorduras saudáveis vindas do tahime (pasta de gergelim)
- Abacate: rico em ácidos graxos monoinsaturados, com alto teor proteico e o dobro de potássio de uma banana grande.
- Brocólis: reduz risco de câncer além de ser fonte de fibras, proteínas, vitaminas A, C e K, folato e potássio.
Conclusão, para fugir dos desejos e tentações alimentares aposte em alimentos ricos em proteínas e fibras.