Consumir legumes e vegetais é um hábito muito saudável, né? Mas, quando esses produtos estão cheios de agrotóxicos, o que deveria auxiliar no bom funcionamento do organismo pode se tornar prejudicial à saúde.
Antes de mais nada é importante saber para que o agrotóxico serve. O objetivo deste produto químico é evitar que insetos e plantas daninhas atrapalhem o desenvolvimento das plantações de legumes, frutas e verduras. O único problema é que, uma vez em contato com o alimento, ele pode se tornar prejudicial a quem consome.
De acordo com um dossiê publicado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), 64% dos alimentos brasileiros são contaminados por agrotóxicos. O número é alarmante, e gerou 34.147 intoxicações no SUS, no período de 2007 a 2014. O composto químico pode aumentar o risco de câncer de mama, além de gerar problemas no fígado.
Como se não bastasse o dano físico, ele também agride o meio ambiente, atingindo a fauna e flora. O excesso de agrotóxicos pode afetar o desenvolvimento de insetos, como as abelhas, que são essenciais para o funcionamento do nosso ecossistema.