Outubro Rosa: como se prevenir o ano todo.

A campanha Outubro Rosa está no fim, mas a prevenção deve ser levada para todo o restante do ano, criando uma rotina e um estilo de vida preventivos.

Claro, alguns fatores hereditários ou relacionados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis, porém, fatores relacionados ao estilo de vida, como excesso de peso, consumo de álcool e terapias de reposição hormonal, podem ser modificados para um estilo de vida consciente.

(imagem aqui: https://www.istockphoto.com/br/foto/close-up-da-fita-cor-de-rosa-do-emblema-na-caixa-da-mulher-para-apoiar-a-causa-do-gm1166726476-321502465)

Desta forma, a prevenção do câncer está muito relacionada ao controle de fatores de risco e à adoção de práticas e comportamentos protetores.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), por meio da alimentação, nutrição, atividades físicas e uma gordura corporal adequada, é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolver câncer de mama nas mulheres brasileiras. A amamentação também é um fator protetor.

(imagem aqui: https://www.istockphoto.com/br/foto/f%C3%AAmea-em-execu%C3%A7%C3%A3o-na-cidade-gm1086946702-291623529)

Portanto, no decorrer do ano, adote práticas simples e eficientes que fazem toda a diferença. São elas:

  • Faça o autoexame regularmente e procure um profissional da saúde uma vez ao ano;
  • Pratique atividades físicas regularmente;
  • Controle a sua alimentação, buscando uma dieta saudável e consciente;
  • Evite o tabaco e o consumo de álcool. 

 

Fonte: INCA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *