11 de outubro é o Dia Nacional de Prevenção à Obesidade, data destinada para lembrarmos da importância de um combate ativo e de uma conscientização eficiente sobre o assunto.
A obesidade é uma doença crônica, considerada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) um dos maiores problemas de saúde pública do mundo.
A doença é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal. Esse acúmulo pode estar ligado a diversos fatores como patrimônio genético, maus hábitos alimentares ou até disfunções endócrinas.
O Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas obesas. Se contarmos com os indivíduos acima do peso, esse número chega a 70 milhões, o dobro de três décadas atrás. Somos o quinto país em população obesa no mundo.
Além de reduzir a qualidade de vida, a obesidade pode resultar em doenças graves como diabetes, asma, gordura no fígado, doenças vasculares e pelo menos 13 tipos de câncer. Doenças coronárias, derrames cerebrais e hipertensão também têm uma estreita relação com a obesidade.
Para diagnosticar o problema é utilizado o IMC (Índice de Massa Corporal), que é calculado dividindo-se o peso do indivíduo pela sua altura ao quadrado. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o peso normal está entre 18,5 e 24,9. Para ser considerado obeso, o IMC do indivíduo deve estar acima de 30.
Confira a tabela com os valores:
- Menor que 18,5: magreza.
- Entre 18,5 e 24,9: normal.
- Entre 25,0 e 29,9: sobrepeso.
- Entre 30,0 e 39,0: obesidade.
- Maior que 40,0; obesidade grave.
Mas, como prevenir o aumento excessivo de peso? Primeiro, é preciso mudar hábitos alimentares, adotando uma dieta rica em consumo de vegetais e frutas e evitar o excesso de alimentos gordurosos ou com muito açúcar.
Praticar atividades físicas regularmente também é de extrema importância, mas é importante se atentar e entender que o corpo precisa se acostumar com os exercícios e que o excesso de atividades físicas sem o devido preparo pode levar a diversos problemas.
Consulte um especialista e entenda bem o motivo da obesidade para que vocês encontrem, juntos, a forma mais adequada para resolver esse problema.
A SBEM (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia) separou as principais mensagens que devem ser reforçadas no Dia de Prevenção e Conscientização da Obesidade. São elas:
- Quando a gordura se instala entre os órgãos do abdômen e aumenta a barriga, ela é perigosa e deve ser combatida.
- As crianças devem fazer uma hora de atividade física, de moderada a intensa, todos os dias.
- É preciso consumir pelo menos cinco porções de frutas e verduras diariamente.
- O consumo de alimentos ultraprocessados, ricos em gordura e açúcar, não deve fazer parte da rotina alimentar.
Fontes: Endocrino.org.br, Brazilhealth, Bvsms.