O damasco é uma fruta oriunda da China, cuja safra, no Brasil, ocorre na época do verão. É uma das frutas secas mais procuradas para as festas de fim de ano. Além de saborosa, possui um rico valor nutricional e é repleta de benefícios! Conheça-os agora:
Excelente para a saúde dos olhos
Consumir damasco faz muito bem para a saúde ocular. Consumir 2 ou 3 frutas por dia ajuda na prevenção da perda de visão causada por danos na retina e também fortalece os nervos ópticos. Além disso, combate a secura de olhos e ajuda no combate de diversos outros problemas de visão.
Fonte de antioxidantes
Os antioxidantes são ótimos para combater o envelhecimento e ajudam no bom funcionamento do organismo. Um dos principais benefícios dessa fruta é aumentar a produção de antioxidantes. Quanto maior o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, maior será a taxa de eliminação de toxinas que ficam acumuladas no intestino e no sistema digestivo.
Saudável para o coração
O damasco possui fibras solúveis que são responsáveis pelos benefícios da fruta ao coração. Essas fibras reduzem o colesterol ruim do corpo, aumentam o colesterol bom e evitam o risco de doenças cardiovasculares.
O potássio presente na fruta garante que o músculo do coração trabalhe melhor e se mantenha saudável.
Prevenção de câncer
Como já foi falado, o damasco é ótimo para aumentar a produção de antioxidantes, que limpam e controlam os radicais livres do organismo, evitando o risco do desenvolvimento de câncer.
Acredita-se, também, que as sementes do damasco podem matar tumores cancerígenos sem nenhum efeito colateral.
Ajuda na perda de peso
As fibras presentes no damasco auxiliam na eliminação de peso. Ajudam na melhora do sistema digestivo e do funcionamento do metabolismo. Importante ressaltar que essa fruta possui pouquíssimas calorias em sua versão fresca.
Aliás, cuidado com o damasco seco: algumas unidades podem conter uma grande quantidade de calorias. Coma com moderação.
Fortalece os ossos
O damasco é rico em cálcio e em potássio. O cálcio é essencial para a formação e para o desenvolvimento dos ossos, evitando a osteoporose.
O potássio fornece diversos benefícios, regula a absorção, a distribuição e a excreção de cálcio do corpo. Sem ele, todo o cálcio do organismo é liberado na corrente sanguínea e pode ser expulso do corpo, o que pode afetar os ossos e gerar problemas na bexiga – que tem a função de purificar o sangue.
Anti-inflamatório
As catequinas – outras substâncias antioxidantes – também são encontradas no damasco. Essas substâncias são potentes anti-inflamatórios. Segundo pesquisas, ingerir catequinas pode causar mudanças benéficas como a proteção dos vasos sanguíneos de inflamações e o controle da pressão arterial.
Uma dica: consuma meia xícara de chá de damascos todos os dias!