Nos tempos atuais, a correria, o trabalho e até o excesso de uso de redes sociais podem acabar originando estresse e ansiedade. Esses dois fatores, se não controlados, tornam-se muito preocupantes, pois acabam afetando, não só a rotina e as relações pessoais, como também, a saúde.
Além de sintomas psicológicos, a ansiedade também pode se manifestar fisicamente:
Sintomas Físicos:
- Enjoo e vômitos;
- Tontura ou sensação de desmaio;
- Falta de ar ou respiração ofegante;
- Dor ou aperto no peito e palpitações no coração;
- Dor de barriga, podendo resultar em diarreia;
- Roer as unhas, sentir tremores e falar muito rápido;
- Tensão muscular, causando dor nas costas;
- Irritabilidade e dificuldade para dormir.
Sintomas Psicológicos:
- Agitação e balanço das pernas e dos braços;
- Nervosismo;
- Dificuldade de concentração;
- Preocupação;
- Medo constante;
- Sensação de que algo ruim vai acontecer;
- Descontrole sobre os próprios pensamentos;
- Preocupação exagerada em relação à realidade.
Existem alguns tipos de ansiedade, a ansiedade aguda que é mais comum, pois é causada por situações do dia-a-dia, mas é importante ficar atenta (o) e identificar o motivo o quanto antes, para que seja tratado o mais rápido e não venha a se tornar uma ansiedade crônica ou ansiedade generalizada que nada mais é do que a ansiedade excessiva e a preocupação exagerada com a rotina.
Para controlar a ansiedade, é possível tomar remédios indicados pelo médico, eles ajudam a diminuir alguns dos sintomas, mas é importante que o controle da ansiedade seja natural e ocorra através de remédios naturais ou por mudanças de hábitos.
Remédios Naturais:
- Suco de maracujá
- Chá de camomila
- Chá verde
- Lúpulo
- Lavanda
Hábitos:
- Pratique exercícios: reserve 30 minutos do dia para fazer algum tipo de exercício, isso ajudará a diminuir a quantidade do hormônio ligado ao estresse e liberar endorfina, que fornece a sensação de bem-estar.
- Cuide da alimentação: é muito importante comer bem, principalmente alimentos que promovem bem-estar e melhoram o funcionamento do sistema nervoso, como: banana, nozes, amendoim, salmão, truta, sementes de chia, entre outros.
- Descanse: os grandes fatores da causa da ansiedade e do estresse são o cansaço físico e mental. Sempre reserve um tempo para descansar, aproveite mais os finais de semana e, nesses momentos, evite pensar em problemas, sejam pessoais e/ou profissionais.
- Administre melhor o tempo: defina tarefas e objetivos, veja o que é prioridade ou não, isso fará com que você tenha mais tempo para cada uma de suas atividades e fique menos estressada (o).
- Controle a respiração: esse é um dos pontos principais, a respiração ajuda a controlar o estresse e faz com que o corpo relaxe.
Além disso, é importante lembrar que se nenhum desses hábitos ajudarem, o mais indicado é fazer terapia. A/O profissional te ajudará a encontrar o motivo e te auxiliará no controle de sintomas físicos e psicológicos.
Ansiedade não deve ser “deixada para lá”, deve receber atenção e, principalmente, ser controlada. Fique atenta (o) e cuide-se!