A retenção de líquido é uma coisa muito comum e nada agradável, principalmente porque acaba mexendo com a autoestima. É por isso que muitas pessoas procuram fazer a tal da drenagem linfática. E viemos avisar que não são apenas os profissionais que podem fazer esse procedimento, você mesma (o) pode aprender a fazer e vai ver como os resultados podem ser gratificantes. Se estiver se perguntando como vai aprender, não se preocupe, o Blog do NK trouxe algumas dicas para você, acompanhe:
- Tome um banho
Como a drenagem ajuda na eliminação de toxinas do corpo é indicado tomar um banho antes de realiza-la, pois a água morna ajuda a dilatar os vasos e relaxa o corpo, fazendo com que o procedimento funcione melhor.
- Prepare a pele
Comece limpando sua pele, ou seja, faça uma bela 26, massageando a pele em movimentos suaves e circulares – isso ajuda a ativar a circulação. Deite-se e coloque um apoio nas pernas, fique nessa posição durante 15 minutos antes de iniciar.
É recomendado que esse procedimento seja feito uma vez por semana.
- Use os objetos certos
Ao se tratar da massagem, apenas as mãos já são o suficiente, mas, alguns objetos ajudam ainda mais, como por exemplo: bambu, pincel, escova especial, esponja de banho, entre outros.
- Escolha os cremes certos
Óleos e/ou cremes de massagem podem ajudar no deslizamento das mãos e/ou do objeto utilizado. Isso também pode ajudar no atrito com os pelos. Alguns cremes indicados são os que possuem princípios ativos que ajudam na circulação. Use uma quantidade equivalente a uma moeda (para cada parte do corpo).
- Partes do corpo
A drenagem linfática pode ser feita nas pernas, nos braços, na região do tronco – incluindo a barriga – e no rosto. Todas essas áreas possuem pontos que ajudam no processo de drenagem, são os chamados gânglios linfáticos.
- Movimentos corretos
Fique atento, os movimentos devem ser circulares e feitos com o polegar, não é preciso ser forte – principalmente para quem tem varizes. Outra maneira é utilizar as mãos em forma de “conchinha” fazendo movimentos lentos e leves, como se estivesse “bombeando” a pele.
Esses movimentos devem ser repetidos de cinco a dez vezes nos seguintes pontos:
– da perna até a parte posterior do joelho;
– da coxa até a virilha;
– da barriga até a virilha;
– nos braços e tórax até a axila.
- Melhor período para fazer
Os melhores horários para que a drenagem seja realizada são durante à tarde ou à noite, porque ao longo do dia as toxinas e o líquido acumulado do corpo são liberados.
- Tenha uma frequência
A drenagem pode ser feita todos os dias, mas você pode obter um resultado melhor se fizer a massagem de duas a três vezes por semana.
Viu só como é fácil, agora você mesma (o) já pode cuidar do seu corpo sem precisar gastar nada. Lembrando que é bom o acompanhamento de um profissional, principalmente para saber se os métodos estão sendo realizados corretamente.