Ovo: Melhor lavar ou não?

Ao preparar um bolo ou fazer uma omelete, você é do time que lava o ovo antes ou do time que não lava?

Bom, se você é do time que não lava, parabéns, você está fazendo o certo! Caso você seja do time que lava, é melhor ficar aqui e ler a matéria até o final.

Muitos não sabem, mas ao botar o ovo, o corpo da galinha libera um tipo de líquido protetor que seca rapidamente, antes mesmo do ovo cair no ninho. É formada uma camada em volta de toda a casca e ela é responsável por proteger a gema e a clara, além de impedir que bactérias, germes e até mesmo o ar passem pelos poros do ovo. Essa camada é tão eficaz que permite que os ovos fiquem fora da geladeira durante semanas sem estragar.

Guardar os ovos na porta da geladeira também não é ideal, ali a temperatura muda constantemente e isso acaba condensando a água o que resulta no mesmo caso de ter acabado de lavar. A película protetora vai se desfazendo e toda a sujeira, germes e bactérias terão livre acesso à clara e à gema.

Se você acha que só os ovos e o frango tinham risco de contaminação por salmonela, está muito enganado. Em agosto de 2017 houve um novo surto de salmonela nos Estados Unidos provocado por um tipo de bactéria encontrada em cargas de mamão papaia vindas do México. A maioria foi causada por conta do consumo de produtos crus. Houve 30 diferentes surtos de salmonela ligados a frutas, vegetais, nozes e derivados além de 20 casos relacionados ao consumo de carnes, aves, ovos e produtos similares. Ou seja, não se prenda apenas aos ovos e frangos. Só tenha muito cuidado onde está comprando o seu produto. Se for no supermercado, não escolha as caixas que têm ovos sujos e/ou rachados e compre-os de fontes confiáveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *