Uma semente tão pequena com um grande valor nutritivo.
A quinoa é originária da Cordilheira dos Andes e para os Incas significa “grão materno”, em razão de ter sido o alimento básico para os povos da região durante milênios.
Mundialmente é conhecida entre as pessoas que buscam manter uma saúde melhor, consumindo alimentos mais completos e saudáveis. Apesar de tão conhecida, poucos são os que conhecem suas propriedades e benefícios, mas o Blog NK está aqui para mudar isso!
Ela é uma semente pequena, no entanto, rica em proteínas, fibras e várias vitaminas e minerais além de possuir um baixo índice glicêmico, por ser composto em sua maior parte de carboidrato.
Para o corpo
- Proteínas: para um melhor funcionamento do nosso corpo, é necessária uma série de aminoácidos que, compostos, formam as proteínas e muitos deles são conseguidos apenas na alimentação. A cada 100g de quinoa 12g são de proteína, quantidade superior à soja, ao trigo, ao arroz e a aveia. Sendo inferior apenas a chia, é um dos poucos alimentos vegetais que são considerados uma proteína completa.
- Gorduras: as gorduras presentes são ômega 3 e 6, ambas benéficas ao organismo, ajudando principalmente na prevenção de doenças cardiovasculares tendo um impacto positivo no coração.
- Ferro: a quinoa é um dos grãos com maior teor de ferro (10,9g por 100g) possuindo 550 vezes mais ferro que o feijão. Vale ressaltar, que o ferro de origem vegetal não é absorvido tão facilmente no organismo quanto o da carne, por isso, para uma melhor absorção desse tipo de ferro, é indicado consumir frutas cítricas como, por exemplo, a laranja.
- Cálcio: ela ajuda a proteger os nossos ossos, pois possui 66g de cálcio por 100g do grão, estando superior ao arroz, trigo, feijão e cevada. Ainda assim é inferior a aveia, a soja, ao amaranto e a chia. Ressaltando que, as melhores fontes de cálcio ainda são os alimentos lácteos. Contudo, a quinoa pode ser uma ótima aliada no combate a doenças como a osteoporose.
- Fibras: por ser uma boa fonte de fibras, ela estimula a mastigação e ajuda a saciedade.
- Zinco: é o nutriente abundante na quinoa e é muito importante para o fortalecimento do sistema imunológico além de ajudar na cicatrização.
Como usar
A quinoa pode ser consumida como:
– tempero de saladas, na forma de semente ou farinha;
– cereal matinal, acompanhando leite ou frutas;
– acompanhando iogurte;
– batida no preparo de sucos;
– no preparo de bolos, pães, tortas e biscoitos (pode substituir a farinha de trigo);
– acompanhando saladas de frutas (preferencialmente pós exercícios) e etc.
Benefícios à pele
O óleo que é extraído da quinoa tem uma ação antioxidante, aumentando o poder antissinais. Possui uma alta capacidade de penetração nas camadas da pele, ajudando na elasticidade evitando o desgaste, auxiliando na redução de flacidez e abstenção de estrias. Apresenta também um duplo poder de hidratação, já que dispõe uma grande capacidade em nutrir a pele. Inclusive já existem empresas brasileiras no marcado de beleza que utilizam este óleo.
As sementes de quinoa também são antissépticas, pois as ajudam a promover uma cicatrização de lesões de pele.