Já se sabe que consumir frutas faz muito bem à saúde, porém frutas como kiwi, romã, lichia e jaca, por exemplo, deveriam ser mais comuns na dieta do brasileiro. Por mais que seja comum em território nacional, a jaca é alvo de certa repulsa por conta de seu aroma forte e viscosidade, que acaba por tirar o apetite de algumas pessoas.
Porém, a fruta tem um motivo científico para entrar na alimentação das pessoas: ela tem sido apontada por pesquisadores da Universidade de Ciências da Agricultura em Bangalore, Índia, como uma alternativa viável para a alimentação humana, levando em conta os desafios causados pelas atuais mudanças climáticas.
Órgãos de nível internacional, como o Banco Mundial e a Organização das Nações Unidas, advertiram recentemente que o recorrente aumento das temperaturas e a escassez das chuvas já causam redução em colheitas de trigo e milho, o que pode causar guerras por alimento daqui a, aproximadamente, 10 anos.
Sobre o fruto
Notável por seu tamanho, a jaca cresce facilmente e é resistente às pragas, altas temperaturas e secas, além de possuir uma alta concentração de nutrientes, podendo alimentar uma pessoa por metade de um dia com cerca de 10 ou 12 gomos.
A jaqueira pode produzir até 100 frutos por ano, que podem variar de 3 kg a incríveis 37 kg. Entre os componentes do fruto estão fibras, cálcio, potássio, ferro, vitaminas A e C, fósforo, magnésio, carboidratos e vitaminas do complexo B, como a B2 (riboflavina) e B5 (niacina).
Quando foi trazida ao Brasil pelos portugueses, se adaptou facilmente ao clima do país, sendo cultivada em toda a região amazônica e costa tropical brasileira, abrangendo do Pará, região norte, ao Rio de Janeiro, região sudeste, e sua época vai de dezembro a abril. Além disso, a fruta é classificada de acordo com a consistência de sua polpa: a jaca dura, que apresenta polpa firme e frutos maiores e a jaca mole, que possui frutos menores, macios e mais doces.
Como consumir?
Em média, o teor calórico da jaca é de 94 calorias para cada 100 gramas. A fruta é mais consumida in natura, podendo ser comida fresca, em saladas de frutas, compotas, xaropes, geleias e em doces diversos. No universo vegetariano e vegano, o fruto é consumido até mesmo como um substituto da carne – o que consiste no fruto verde cozido e desfiado, usado para rechear coxinhas e para o preparo da famosa “carne louca”.
Ficou curioso e quer aprender como se faz a “carne” de jaca? Confira a receita abaixo!
INGREDIENTES
1 jaca verde da variedade dura;
Água;
Óleo.
MODO DE PREPARO
É importante saber que o fruto é grudento, então é importante untar as mãos, a faca e a tábua com óleo ou azeite, uma vez que este pode grudar em tudo o que encostar.
Para começar, limpe a jaca com uma escovinha e corte-a em pedaços grandes com casca. Coloque-os na panela de pressão e cubra com água até a metade. Deixe cozinhar por aproximadamente 40 minutos e, quando estiver pronto, escorra a água e deixe esfriar. Tire o miolo, a casca e as sementes. Depois disso, desfie o fruto e utilize-o em suas receitas como preferir.
Caso sobre alguns pedaços de jaca antes do cozimento, não sobrecarregue a panela e repita o processo.
Lembre-se: apesar de ser altamente rica em nutrientes, a jaca não possui os mesmos nutrientes da carne – ela pode substituir as receitas com carne graças à sua textura. Então, caso queira seguir uma dieta vegetariana ou vegana, procure um nutricionista para adequar o consumo de nutrientes necessários para seu corpo.