Aprenda a conservar alimentos de forma adequada

 

Quem nunca abriu o armário ou a geladeira e deu de cara com aquele alimento que comprou recentemente, mas que não pode ser mais aproveitado por estar estragado? Neste momento, lamentou de não tê-lo preparado antes e, também, porque perdeu dinheiro comprando algo que não consumiu. Frustrante, não é?

 

Porém, por mais que alguns alimentos, como frutas e vegetais, estraguem rapidamente, é possível fazer com que sua vida útil se prolongue, juntamente com sua coloração e suas propriedades nutricionais. Para isso, basta tomar alguns cuidados na hora de armazená-los. Assim você garante mais um tempo para conseguir consumir tudo o que comprou sem mais nenhuma perda.

 

Antes de entender qual é o melhor método de conservação destes alimentos, é importante saber: algumas frutas e vegetais emitem naturalmente um gás inofensivo, sem cheiro e sem gosto chamado etileno, que acelera seu processo de amadurecimento. Então, antes de armazenar qualquer alimento, separe os que produzem este gás dos que podem ser afetados, isso ajudará a prolongar a vida de muitos alimentos.

 

A melhor maneira de conservar frutas e vegetais é sob refrigeração. De preferência, guarde estes alimentos na parte inferior da geladeira e dentro de recipientes plásticos que possam ser lavados depois. Isso ajuda a atrasar a deterioração, além de conservar a qualidade dos ingredientes. Porém, fique atento: evite mantê-los por muito tempo refrigerados, pois podem murchar e perder valor nutritivo.

 

Caso tenha muitos vegetais e frutas maduros na geladeira, o improviso é a melhor saída: faça uma torta de frutas, molhos, ou uma sopa e coloque no congelador. Desta forma, não acontece desperdício.

 

Frutas e verduras não devem ser lavadas para armazenamento, apenas quando consumidas: a umidade acelera a deterioração.

 

O ideal, antes de pensar em congelar alguns alimentos, é consumir primeiro os que têm mais chances de estragar: por exemplo, frutas vermelhas duram menos que maçãs na geladeira. Então, o ideal é consumir os mais perecíveis antes de qualquer outro, evitando, assim, o desperdício na geladeira e no bolso.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *