A busca pela saúde por meio da alimentação é um hábito comum entre muitas pessoas. Porém, alguns alimentos que parecem ser saudáveis podem ter gorduras, muito açúcar, sal ou outras substâncias que não são tão boas. Conheça agora alguns conhecidos que enganam você pela boca.
Açaí
A fruta tem vitaminas B1, B2 e C, proteínas e fibra, mas o problema é que o açaí processado em potes, recebe muito xarope de glicose com guaraná. Essa combinação contém muito açúcar e pode ser uma bomba para muitas pessoas. Procure ler o rótulo da embalagem de açaí para evitar isso e busque opções mais puras no mercado.
Barrinhas de cereal
As fibras das barrinhas ajudam o intestino a funcionar bem, além de ser uma fonte de energia, porém algumas empresas abusam do sal e do açúcar na receita. Com isso, se elas eram para promover saúde, o efeito acaba sendo o contrário. Veja os rótulos quando for às compras e procure pelo primeiro item na tabela de valores nutricionais. Os números maiores estão sempre no topo e assim facilitam sua busca pela mais saudáveis. Se você é fã do produto e sempre quer ter uma em mão, vá atrás dos sabores com frutas – menos gordurosas – e com flocos de milho, mel ou castanhas.
Castanha-do-pará
O selênio, elemento presente na castanha-do-pará, contribui para o bom funcionamento do seu coração, mas até a terceira castanha. Ingerir grandes quantidades desse alimento pode aumentar o risco de você ter diabetes ou doenças cardiovasculares.
Frutas em calda
Frutas são ótimas aliadas à manutenção da sua saúde, mas naturais. A calda é encharcada de açúcar e as frutas perdem seus nutrientes naturais quando são processadas na fábrica. Vá à feira e escolha suas frutas!
Peito de peru
Buscado como alternativa ao presunto, mortadela ou queijos gordurosos, ele é cheio de sódio, o que acaba o igualando a esses alimentos. O peito de peru tem muito sal porque é preparado com a carne e a pele do animal. Além desses fatores, pesquisas com o produto foram feitas e identificaram que são usados nitritos e nitratos para conservar o alimento. Substâncias que podem aumentar o risco de câncer se consumidas durante anos. Se for ao mercado e quiser comprá-lo, prefira os tipos sem capa de gordura.
Gelatina
A quantidade de colágeno na gelatina é pouca para ter o efeito que muitos dizem ser benéfico ao organismo. As cores vibrantes nos diversos sabores não existiriam se não fosse o excesso de corante, ruim à saúde. Além do inimigo, acidulantes, aromatizantes, açúcar ou adoçante podem fazer com que você rejeite essa sobremesa.