O dia a dia corrido faz muitas pessoas optarem por tomar vitaminas em cápsulas, seja por estética ou por preocupação com a saúde. Mais da metade dos brasileiros tomam algum tipo de suplemento alimentar, assim apontou o estudo encomendando pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres e outras associações.
Constatou-se na pesquisa que 83% dos entrevistados afirmaram consumir algum tipo de suplemento diariamente. Entre as principais razões, os pesquisados, enaltecem a complementação alimentar e o bem-estar.
Em geral o uso dos suplementos, quando devidamente recomendados por médicos e nutricionistas, não faz mal. Porém, o uso constante e indiscriminado de certas vitaminas e suplementos proteicos podem gerar efeito contrário ao desejado e na pior das hipóteses, sobrecarregar órgãos como fígado e rins.
“Embora, existam suplementos disponíveis no mercado, a melhor opção é consumir fontes naturais como as frutas. Caso não seja suficiente, não devemos nos automedicar e sim, consultar um médico e uma nutricionista. Eles são profissionais que podem de fato recomendar o que é necessário para cada pessoa”, ressalta Laurine Cruz, nutricionista do Sacolão Saúde.
Recomenda-se que se coma em média 3 porções de frutas, 3 de hortaliças e 3 de leite e derivados, ao decorrer do dia, pois assim se alcançará a quantidade adequada de vitaminas e minerais.
“Laranja, limão e acerola são ricos em vitamina C. Já o leite, o queijo e o brócolis são ricos em vitamina A e podem ser uma boa alternativa em vez das cápsulas para suprir as necessidades alimentares”, afirma Laurine Cruz, nutricionista do Sacolão Saúde.