O nome pode lhe parecer estranho, mas é certeza que ao menos uma vez você já provou pectina. Ela está presente em frutas e é uma substância essencial para a produção de geleias e doces em compotas.
A pectina é uma fibra natural, que se liga aos ácidos e açúcares das frutas, responsável por dar a textura gelatinosas às geleias e compotas.
Quais os benefícios da pectina?
A ingestão da pectina está relacionada com a prevenção de doenças cardiovasculares, uma vez que ela ajuda a amenizar a absorção de gorduras e a aumentar o colesterol bom. Além de ser indicada para pessoas que sofrem de prisão de ventre.
“A pectina é uma fibra solúvel que ajuda no trânsito intestinal e na redução do colesterol, como também a diminuir a absorção da glicose na alimentação, claro tudo isso aliado a uma boa alimentação e à pratica de atividades físicas”, comenta Laurine Cruz, nutricionista do Sacolão Saúde.
Quais as frutas ricas em pectina?
As frutas com grande concentração de pectina são:
Maçãs ;
Ameixas;
Goiabas;
Pêssegos;
Jabuticabas;
Peras;
Limões;
Laranjas;
Mirtilos;
Uvas;
Marmelos
É comum encontrar doces ou geleias preparadas à base dessas frutas. Fique atento à quantidade de açúcar presente neles evite os que têm em excesso e prefira pelos preparos não industrializados.