A canela é obtida das cascas do tronco da caneleira, uma pequena árvore nativa do sul da Índia. Ela já foi usada como moeda de troca e já fez muito marinheiro atravessar o oceano em busca de seu sabor forte. Hoje não tem mais todo esse valor comercial, mas seus benefícios nutricionais continuam a valer. Confira alguns a seguir:
Perda de peso
Para quem está querendo perder peso, a canela pode ser uma aliada porque além de auxiliar na sensação de saciedade, retardando o esvaziamento do estômago, ela possui propriedades que aceleram o metabolismo.
“A canela acelera o metabolismo devido às suas propriedades termogênicas, isto é, que aumentam a temperatura do corpo, facilitando a queima de gorduras”, afirma Laurine Cruz, nutricionista do Sacolão Saúde.
Ela também colabora para a metabolização dos açúcares ingeridos, impedindo que se tornem gorduras e que sejam armazenados pelo organismo.
Combate ao colesterol
Com propriedades aromatizantes, ela pode ajudar a diminuir o açúcar da dieta, sendo uma ótima opção para adoçar chás, cafés e sucos.
“A canela ajuda a combater o colesterol pela presença de antioxidantes que diminuem o armazenamento das calorias ingeridas”, explica Laurine.
Melhora no aprendizado
Pesquisa realizada no Centro de Medicina da Universidade de Rush, na Califórnia (EUA), dá indícios de que o condimento pode ajudar na cognição de crianças que sofrem com problemas de aprendizagem.
O estudo analisou ratos e suas habilidades de memória e aprendizagem em um labirinto. Alguns camundongos tinham mais e outros menos facilidade de aprendizado.
A canela foi adicionada à dieta dos ratos que sofriam de dificuldade de aprendizagem, e em seguida foi constatado que, ao repetir o experimento, eles apresentaram melhoras no teste. O próximo passo é verificar se os benefícios se repetem em humanos.