Na hora de comprar um legume ou fruta sempre damos importância à aparência. Apesar de o hábito estar relacionado diretamente com a escolha dos alimentos mais frescos isso pode ser um preconceito que impede o consumidor de aproveitar boas ofertas e ainda colabora com o desperdício.
Nem sempre um alimento que não segue um “padrão de beleza”, como casca brilhante ou formas simétricas, está estragado. Algumas manchas, pintas e deformações, encontradas em alguns vegetais e frutas, às vezes são o suficiente para fazê-los encalhar nas prateleiras.
“Para um alimento estar estragado significa que ocorreu um amadurecimento excessivo ou que houve uma proliferação de microrganismos, como fungos ou bactérias. Um alimento com formato diferente não está estragado, mas, sim, teve seu processo de crescimento e/ou diferenciação celular acidentalmente alterado, resultando apenas em um produto com características visuais diferentes”, explica Stella Rosati, nutricionista do Sacolão Saúde.Os sinais e “cicatrizes” encontradas em frutas e vegetais são marcas delas ao tentar se defender de pestes e outras interferências externas que podem machucar o alimento.
Mas não há ligação entre as propriedades nutricionais do alimento e suas formas, sejam elas perfeitas ou não. O que se deve levar em conta ao escolher um alimento são características como odor, se há presença de fungos e se o fruto ou vegetal já está maduro.
Outro mito que pode estar relacionado ao assunto é o de que frutas ou vegetais “feios” contêm menos agrotóxicos em sua produção ou o contrário, como explica a nutricionista Stella a seguir:
“Agrotóxicos não estão diretamente relacionados à beleza ou saúde dos alimentos. Estes produtos químicos são usados para combater o ataque de insetos e o crescimento de ervas daninhas nas plantações, podendo ou não ter impacto nas características visuais dos alimentos. Assim como alimentos orgânicos, que são cultivados sem esses químicos, não são necessariamente feios e podem ter também aspecto de beleza e frescor”.
Uma rede de supermercado francesa criou uma campanha com o objetivo de combater o desperdício e vender os alimentos mais “feinhos”. Confira o vídeo: