Parecem mocinhos, mas são vilões!

Quando decidimos iniciar um estilo de alimentação saudável e aumentar nosso bem-estar optamos por consumir alguns alimentos que são, aparentemente, ótimas alternativas para ajudar na sua dieta. Mas e se alguém te contasse que nem todos estes alimentos que achamos ser saudáveis fazem tão bem para a saúde como imaginamos? A verdade é que no meio de vários produtos voltados para dietas hipocalóricas, alguns podem surgir como verdadeiros vilões de uma alimentação saudável. Que tal conhecer cinco opções de alimentos que parecem mocinhos, mas que são grandes vilões?
Continue lendo o nosso artigo e confira!

Alimentos-que-parecem-mocinhos,-mas-são-vilões-blog

Barras de cereal

As famosas barrinhas de cereal são um dos maiores exemplos de produtos que transmitem a sensação de alimentação saudável, quando na verdade podem ser muito piores do que outros alimentos condenados por ai. Elas prometem ser uma ótima alternativa para aumentar a ingestão de fibras alimentares, ajudando no controle da ingestão calórica na sua dieta, quando, na verdade, elas, além de apresentarem baixo teor de fibras quando comparadas com outros produtos não dietéticos, são ricas em açúcar e sódio.

O valor calórico deste produto também não compensa quando pensamos na sua qualidade nutricional, já que algumas barrinhas podem chegar a 150kcal em apenas 100g. Se você quer uma alternativa saudável que tal fazer suas próprias barrinhas em casa? Ou trocar este lanchinho por uma porção de banana com aveia, que tem uma quantidade muito maior de fibras na sua composição?

Biscoito água e sal

Quem nunca trocou o pão francês por uma pequena porção de biscoitos água e sal? Saiba que esta é uma das piores trocas que pode ser realizada em busca de uma alimentação saudável e bem-estar. O biscoito cream cracker, apesar de parecer leve, é uma opção extremamente calórica para a sua alimentação, já que com apenas quatro unidades você pode alcançar o mesmo valor calórico de um lanche feito com pão de forma e queijo branco.

Além disto, ele é rico em gordura hidrogenada e sal, dois ingredientes que devem ser consumidos com moderação por quem quer manter o bem-estar e a saúde em dia. Lanches feitos com cream cracker podem ser trocados por uma porção de frutas ou até mesmo uma fatia de pão integral com queijo branco.

Sucos em caixinha

Quem acha que sucos de frutas em caixinhas são sinônimo de bem-estar e alimentação saudável está completamente enganado. Primeiro porque sucos de caixinha não podem ser denominados sucos, eles são néctares da fruta, preparados com uma grande quantidade de açúcar (as vezes semelhante à quantidade usada em alguns refrigerantes).

Segundo porque as bebidas industrializadas são ricas em conservantes e sódio, que aumentam sua estabilidade e permitem que sua validade dure por mais tempo, mas que também comprometem seu valor nutricional. Se você quer beber algo que seja saudável e que não vá interferir na qualidade da sua dieta, valorize o consumo de sucos naturais, preferencialmente sem açúcar.

Peito de peru

Um outro ingrediente essencial de uma dieta de baixo valor calórico é o peito de peru. Este embutido geralmente ajuda a substituir o presunto, e monta alguns saborosos sanduíches leves para o lanche da tarde. O problema do peito de peru está exatamente na sua produção: ele ainda é um embutido como outro qualquer. Rico em sódio e conservantes, o peito de peru é uma mistura da carne desta ave com pedaços de pele e, em algumas vezes, do osso do animal. Ele definitivamente não é uma opção saudável. Portanto que tal substituí-lo por uma pequena porção de atum ou de uma carne moída cozida em casa? Bem natural e saudável.

Cereais matinais

Os americanos, tradicionalmente, consomem um mix de cereais para começar a manhã com muito bem-estar. Alguns brasileiros adquiriram este hábito afirmando que ajudaria no consumo de fibras alimentares e carboidratos de baixo índice glicêmico, mas não é bem assim. Estes mix de cereais são, na verdade, elaborados com uma pasta de milho ou outro alimento rico em amido e finalizado com uma grande dose de açúcar. Apesar de ser possível adquirir estes produtos hoje com uma menor concentração de compostos adoçantes, ele ainda é relacionado com baixo teor de fibras, especialmente se comparado com alimentos como a aveia, a chia ou a linhaça. Uma melhor opção para sua manhã continua sendo a tradicional salada de frutas com aveia ou granola (sem açúcar) ou até uma vitamina de frutas, leite e linhaça.

Muitos outros alimentos que vem passando a sensação de alimentação saudável e bem-estar podem na verdade estar estragando sua dieta. Estes cinco produtos que citamos aqui são só alguns dos vários vilões mascarados de mocinhos na nossa alimentação. Você conhece algum outro produto que acredita ser mocinho mas, na verdade, é vilão? Conte para nós através dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *