Os benefícios dos probióticos para sua alimentação!

Conhecidos por equilibrarem a flora intestinal, os probióticos são suplementos alimentares geralmente utilizados por quem busca ajuda para resolver problemas de prisão de ventre e melhorar o fluxo intestinal. No entanto, os probióticos oferecem, ainda, inúmeros outros benefícios à saúde. Quer conhecê-los? Então continue acompanhando o nosso artigo!

os-beneficios-dos-probioticos-para-sua-alimentacao_blog

Muito além da prisão de ventre

Além do valor nutricional, os alimentos probióticos promovem benefícios ao organismo, sendo conhecidos também como alimentos funcionais. Podem ser encontrados em alimentos nos supermercados comuns, ou em cápsulas e suplementos em drogarias e farmácias de manipulação.

O que são probióticos e como atuam no corpo

Os probióticos contêm as bactérias consideradas “boas”, micro-organismos vivos como os lactobacilos, streptococcus e as bifidobactérias. Ao serem consumidas, as bactérias resistem às enzimas digestivas chegando intactas aos órgãos da região gastrointestinal e urogenital. Deste modo, os probióticos estimulam a presença de bactérias na flora, que possui mais de 400 tipos diferentes, trazendo um equilíbrio orgânico dessa área.

Uma vez que a flora bacteriana seja reestabelecida ao seu equilíbrio, a presença dos micro-organismos protege a parede intestinal, preservando as colônias e evitando organismos nocivos (como os alergênicos e patogênicos). Deste modo, previne infecções e presença de células ruins, como o desenvolvimento do câncer de cólon.

Quais outros benefícios trazidos pelos probióticos?

Além do equilíbrio da flora intestinal, os probióticos aumentam o valor nutricional e terapêutico dos alimentos, uma vez que ele ajuda a absorção de vitaminas importantes para o corpo, tais como o ferro, o cálcio e as do complexo B. Também auxilia na eliminação do colesterol ruim e fortalece o sistema imunológico estimulando a produção de células protetoras. Servem, ainda, para aqueles que possuem intolerância à lactose, aumentando a enzima que ajuda na sua digestão.

Onde encontro os probióticos e quanto devo consumir?

Consumindo os produtos que contenham esses micro-organismos, conseguimos obter os benefícios que ele oferece. Os mais conhecidos são os iogurtes vendidos com a função de melhorar a flora intestinal, mas há muitas outras opções. O leite fermentado tipo Yakult, ou o kefir, bebida fermentada com grande quantidade de lactobacilos são opções com grande quantidade das boas bactérias.

Há, também, os queijos e coalhadas especiais, que indicam a presença dos micro-organismos na composição trazendo a informação no rótulo. Outra opção saborosa é a pasta de soja, conhecida como missô, muito utilizada na culinária japonesa. Esta opção é pouco conhecida, mas tem os mesmos benefícios dos outros probióticos.

Conservação e tempo de consumo

Por conterem micro-organismos vivos, os alimentos probióticos são sensíveis à temperatura e possuem pouco tempo de “vida”. Para manter suas propriedades, mantenha os alimentos sempre em refrigeração, em temperatura abaixo de 20º.

Combinando a alimentação com probióticos

Para ajudar o trabalho dos probióticos no corpo, alguns alimentos podem ser inseridos na dieta, potencializando a função dos micro-organismos. Esses alimentos são conhecidos como prebióticos, e possuem fibras que não são digeríveis pelo corpo. Desta forma, seus resíduos viram alimento para as bactérias, estimulando sua proliferação. São alimentos prebióticos: cebola, alho, tomate, banana, cevada, aveia, trigo, mel e cerveja. Além destes, há os que contêm inulina, como a chicória (raiz), aspargo e alcachofras.

E então, entendeu por que você deve acrescentar os probióticos à sua rotina alimentar? Você ainda tem alguma dúvida ou sugestão? Escreva pra nós através dos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *