Tomar a decisão de fazer uma dieta é escolher mudar os nossos hábitos e nos dedicarmos bastante para chegar aos objetivos que queremos. Todo esse esforço é recompensado quando subimos na balança ou vestimos aquela calça que já não nos servia e percebemos os benefícios que nossos novos hábitos trouxeram.
O problema é quando, depois de um tempo, os números param de cair — e isso é muito comum. Quando começamos a dieta, nosso corpo entra quase em um estado de choque e, por isso, as reduções são muito perceptíveis. Acontece que mais de 70% do que você perde nesse começo é água e, depois de desinchar, fica mesmo mais difícil observar o emagrecimento. Outra questão é que o corpo acostuma com o seu novo metabolismo e reduz o gasto calórico de acordo com seu novo peso.
Você precisa observar o seu efeito platô, como é conhecida essa estagnação, para ver se não foi você mesmo que acabou saindo do ritmo da dieta! Quer aprender a identificar se foi esse o seu caso e saber como solucionar o problema? Então continue lendo o nosso artigo!
Mude o cardápio
Use a criatividade para montar novas receitas que também sejam pouco calóricas. Uma sugestão é incluir os alimentos termogênicos — como pimentas, gengibre e canela — para temperar os seus pratos. Também tenha sempre uma garrafa de água gelada, para ajudar na limpeza do organismo e eliminar o inchaço.
Não pule as refeições
Se pular refeições o seu corpo tende a recuperar a fome na próxima refeição, exagerando na quantidade. Além disso, seu corpo entra em estado de alerta e começa a poupar energia para cumprir suas funções, diminuindo a queima calórica. Lembre-se, porém, que os lanchinhos entre as grandes refeições também devem ser saudáveis. Evite a tentação das guloseimas e opte por castanhas e frutas.
Capriche na musculação
Inclua mais repetições nas séries que você costuma fazer e comece a intercalar o treino aeróbico com a musculação, acelerando o metabolismo.
Durma mais
Stress e ansiedade prejudicam as funções do corpo e fazem com que sua resistência caia e a disposição para praticar atividades físicas seja reduzida. Não adianta perder horas de sono para ir à academia — o mais importante é manter o equilíbrio para que seu organismo funcione corretamente.
Não se pese diariamente
A falta de resultados gera frustração e a tentação de desistir é muito grande. Coloque metas de médio prazo e o não observe apenas a balança. Redução de medidas e melhora no aspecto da pele, das unhas, do cabelo e mais disposição para suas atividades diárias também são índices importantes de que sua dieta está dando certo.
Consulte um nutricionista
Um profissional área é imprescindível para te ajudar a conciliar sua rotina com seu tipo físico e encontrar a melhor estratégia. Cada caso é único e customizar as soluções sempre é a melhor pedida. Você já passou por um efeito platô e conseguiu superá-lo? Conte pra gente através dos comentários como foi essa experiência e acompanhe nossas dicas para manter uma vida mais saudável!