Correr em períodos regulares proporciona diversos benefícios para a saúde e estética, não só para emagrecer, mas também para o revigoramento da musculatura e a melhora do sistema cardiovascular. Mas se você tem uma vida sedentária ou está há muito tempo parado, não deve começar a pegar pesado nas corridinhas de uma vez. Quer saber mais? Então veja algumas dicas para começar a correr e aproveitar as vantagens de fazer exercícios físicos na sua rotina!
Faça um checkup médico
A primeira coisa que você deve fazer antes de colocar os pés nos tênis de corrida é avaliar sua saúde e como você está fisicamente por meio de uma consulta médica. Isso é importante não só para ver se você está preparado para correr desde já, mas também para determinar o ritmo em que poderá iniciar a atividade física. Além do clínico geral, pode-se buscar a assistência de um cardiologista para analisar suas condições cardiorrespiratórias, ou um ortopedista, a fim de que sejam examinados seus músculos e ossos. São aconselhadas ainda as avaliações postural e nutricional.
Invista em um par de tênis apropriado
Como você já se decidiu por correr com regularidade, vale a pena investir em calçados que vão reduzir os impactos para seu corpo, diminuindo-se as chances de sofrer lesões e aumentando o conforto da prática física. É importante analisar seu tipo de pisada (se é neutra, supinada ou pronada) para comprar os tênis mais adaptados ao seu organismo, de modo a corrigir eventual desvio, alinhando a coluna do desportista e melhorando o desempenho na atividade.
Use roupas confortáveis
Além dos tênis, é recomendável que sejam utilizadas roupas leves e ajustadas à boa prática de exercícios, para que o suor seja evaporado com mais facilidade e a sensação de conforto fique ampliada. Caso não seja viável comprar tudo de uma tacada só, adquira as roupas apropriadas para o esporte aos poucos.
Não exagere ou passe de seus limites
O treino de corrida precisa ser montado individualmente, visto que cada um tem suas próprias condições físicas, porte e tempo de adaptação. Deve-se dar mais atenção, no começo, para a duração da corrida, ao invés da sua intensidade. Dependendo do caso, inicie com caminhadas de 20 ou 30 minutos durante alguns dias ou semanas, até se sentir confiante e preparado para fazer “trotadas” e, em seguida, evoluir para as corridas leves. Exagerar logo neste início pode causar lesões ou comprometer suas articulações, vindo a estragar de uma vez suas pretensões de correr.
Controle seu ritmo
É interessante monitorar sua corrida, não só para controlar com rigor a intensidade do treino, mas, sobretudo, para observar sua evolução e lhe servir de estímulo. Quando o corredor está na academia, correndo sobre uma esteira, o monitoramento é mais fácil de ser cumprido; mas se estiver na rua, parque ou calçadão da praia, pode-se usar um frequencímetro (ou monitor cardíaco) para ajudar neste controle.
Preste atenção à sua postura
Todos os dias antes de correr é indicado fazer exercícios de alongamento para acondicionar o corpo e conservar a coluna vertebral em posição ereta. Na hora da prática, o corredor precisa manter os braços posicionados em 90º e fazer suas pisadas tendo início no calcanhar até a ponta dos pés. Esse conjunto de ações facilita o exercício e diminui impacto e lesões.
Seja precavido com hidratação e alimentação
Não vá correr em jejum, mas também não coma demasiadamente antes da corrida. Prefira ingerir um alimento rico em carboidratos de fácil absorção — pães e massas, por exemplo — em torno de duas horas antes de ir para o exercício. Assim você terá bastante energia para gastar. É importante também hidratar o organismo adequadamente, não só antes e depois, mas ainda ao longo da atividade física. Neste caso, pode-se beber água e isotônicos.
Com alguns cuidados, você pode calçar os tênis de corrida e seguir para o calçadão da praia ou academia! Comece os treinos de corrida do jeito certo! Você tem alguma outra dica para quem está planejando começar a correr? Conte pra nós através dos comentários!