Dores musculares – Veja o que pode ser e como melhorá-las

Pelo menos uma vez na vida você já deve ter sentido dores musculares, certo? Não é para menos! As dores nos músculos são muito comuns, podem acontecer em pessoas de idades distintas e por causa de diferentes motivos. Vale destacar que esse tipo de dor pode acometer vários músculos ao mesmo tempo, além de envolver tendões, ligamentos, ossos, tecidos e até os órgãos.

A boa notícia diante de tudo isso é que dá para evitar e tratar as dores musculares adotando algumas medidas bem simples. Quer saber como livrar os seus músculos de dores tão incômodas? Então continue lendo o nosso artigo e confira as dicas que preparamos para você!

dores-musculares-veja-o-que-pode-ser-e-como-melhora-las_blog

Conheça as causas da dor

É difícil combater um problema sem conhecer suas origens, portanto, para tratar uma dor muscular, o primeiro passo é identificar o fator causador da dor. Pode ser um trauma ou lesão, incluindo torções e luxações. Pode ser um desgaste excessivo provocado por exercícios. Pode ser o resultado de tensão ou estresse ou até mesmo doenças infecciosas como a gripe.

Procure o médico em caso de dores intensas

Caso a dor não tenha uma razão aparente e seja muito intensa, procure um clínico geral para que ele indique o tratamento adequado. É importante mencionar quando a dor começou, onde ela está localizada, se ocorre com frequência, se está associada a sintomas como febre e indisposição e se acontece sempre no mesmo lugar. Essas informações são indispensáveis para um diagnóstico preciso.

Não esqueça o alongamento

Os alongamentos são indispensáveis para prevenir e combater as dores musculares, pois auxiliam na remoção do ácido lático dos músculos. Especialistas alegam que o ideal é realizar o alongamento antes e depois da prática de exercícios, a fim de evitar distensões musculares.

Repouse em caso de lesões

Se a dor muscular for resultado de desgaste físico ou lesão, repouse a parte dolorida e aplique gelo nos primeiros três dias. Essa técnica ajuda a reduzir a inflamação e amenizar as dores, provocando um alívio imediato. Eventualmente, a massagem também apresenta bons resultados no tratamento da dor muscular.

Pratique exercícios

A prática de exercícios pode auxiliar diretamente na recuperação muscular. Atividades aeróbicas como andar de bicicleta, nadar e caminhar são excelentes alternativas para alongar e tonificar a musculatura, podendo te fazer se sentir bem melhor e livre de dores. O mesmo não se pode falar da musculação e atividades de alto impacto, pois o risco de lesões e dores musculares é maior para quem pratica esses exercícios.

Alimente-se bem

Se você quiser fugir das dores musculares, adote uma dieta saudável e rica em proteínas magras. O consumo proteico é indispensável — sobretudo após o treino — para fazer uma boa recuperação muscular. Consumir alimentos com vitamina C e antioxidantes também ajuda a acelerar a recuperação dos músculos e evitar dores.

Outras dicas para mandar a dor muscular para bem longe

– Durma bem, procure relaxar e tente reduzir o estresse e a tensão no dia a dia.
– Casos de dores musculares frequentes devem ser tratados com o auxílio de fisioterapeutas, preparadores físicos e médicos especialistas.
– Use analgésicos apenas em último caso, pois o uso frequente pode atrapalhar no processo de regeneração muscular.
– Coma banana, pois esse alimento é rico em potássio, um nutriente importante para a contração muscular, além de prevenir a osteoporose. Ou seja, é um alimento bom para os músculos e também para os ossos.
– Chá de gengibre é um analgésico natural, que pode aliviar bastante os sintomas das dores musculares.
– Faça aquecimentos antes de começar o treino de musculação. Normalmente 15 minutos de caminhada leve já diminuem os riscos de lesões musculares
– Beba muito líquido durante as atividades físicas. O consumo de água e bebidas isotônicas evita que líquidos e sais essenciais sejam perdidos junto com o suor. Essa perda, por sua vez, é uma das principais causas de cãibra.

Com esses cuidados você terá um bem-estar muito maior e se sentirá livre das tão indesejadas dores musculares. Alguma dessas dicas já faz parte da sua rotina? Você conhece alguma outra e quer compartilhar?

Deixe o seu comentário!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *