Exercitar-se é uma das poucas maneiras de se manter saudável sem ter que realizar grandes sacrifícios alimentares. Além disto o exercício é uma maneira de aumentar o bem-estar, fortalecer a musculatura e a massa óssea e melhorar o funcionamento do nosso sistema cardiovascular. Sabemos que, muitas vezes, é dificíl encontrar ânimo para fazer desta prática uma rotina, já que estamos frequentemente cansados e sem tempo, mas não é impossível.
Que tal seguir as nossas dicas para você não desistir de se exercitar?
Escolha um exercício de que você gosta
Para se exercitar com regularidade e com resultados efetivos é preciso, antes de tudo, sentir prazer na atividade. Não adianta insistir em um tipo de atividade física que não combina com seu estilo de vida e que não lhe traz satisfação em praticar. Por este motivo, antes de se matricular em qualquer aula na sua academia, pesquise o que pode te deixar satisfeito e não se tornar um empecilho para se exercitar.
Arrume um horário para o qual você não terá desculpas
Para tornar a atividade física uma costume diário é preciso fugir das desculpas que daremos a nós mesmos para faltar uma aula. Se você sabe que a noite estará muito cansado por causa do trabalho, procure fazer sua atividade física pela manhã; se você não acorda bem disposto ou bem humorado, opte por exercitar-se à noite. O importante é achar um horário que seja confortável para você e que não te traga transtornos.
Comece com intervalos curtos
Exercitar-se por mais de uma hora pode parecer um desafio, especialmente se você é um iniciante na rotina das atividades físicas. Por este motivo não tenha medo em optar por exercícios mais rápidos ou aulas mais curtas: o importante é se motivar e se movimentar. Algumas academias têm aulas de duração mais curta feitas especialmente para iniciantes ou para quem tem pouco tempo disponível.
Ache um companheiro motivado
Nada nos motiva mais do que um colega de treino motivado. Se você é daquelas pessoas que precisa de uma boa companhia para te arrastar para a academia, não deixe de convidar um amigo para se matricular em alguma aula com você. Vale também levar consigo um companheiro que também está precisando se exercitar, desde que vocês combinem de se cobrar e se motivar frequentemente. Tudo que é feito em dupla ou em grupo pode parecer ainda mais divertido e prazeroso.
Não pule os finais de semana
Você não teve tempo durante a semana para se exercitar? Não tem problema! Tente manter o ritmo de se movimentar no final de semana: saia para uma caminhada, vá nadar no clube, pratique algum esporte com os amigos ou frequente a academia no período em que ela estiver aberta. Quanto menos desculpas você der para se exercitar, maior será a sua possibilidade de se acostumar com a rotina de exercícios.
Estabeleça uma meta
Você está se exercitando para perder peso? Estabeleça uma meta (atingível!) que você pretende alcançar e só se permita desistir ou parar quando ela for alcançada. Pretende melhorar a qualidade do seu sono ou do seu sistema cardiovascular? Não desista enquanto os resultados não forem observados por você ou seu médico. Estabelecer uma meta é uma maneira de se autoestimular para alcançar os resultados desejados, não se permitindo desistir tão facilmente.
Tenha força de vontade
Não adianta você tentar todas as dicas que citamos acima se você não tem o principal motivador para continuar se exercitando: força de vontade. Quem não tem força de vontade para alcançar os objetivos traçados não consegue ter forças para vencer a inércia e sair de casa para se exercitar nos dias mais difíceis. Por este motivo o primeiro exercício que você deve fazer ao iniciar alguma atividade física é com sua mente: acredite no seu potencial e na sua condição de tornar o hábito de se exercitar uma parte importante do seu dia. O seu corpo vai agradecer este esforço.
Tem alguma outra sugestão que gostaria de compartilhar conosco? Deixe um comentário!