Pegou um resfriado – Estas 9 frutas vão te ajudar a melhorar

Pra quem vive a rotina dinâmica das cidades, com a poluição, as oscilações de clima e os lugares tumultuados, é quase impossível escapar de uma gripe ou resfriado. E mesmo aqueles que têm um dia a dia um pouco mais calmo estão sujeitos às dores no corpo, espirros, tosse e os demais sintomas. Mas não precisa sofrer por isso!

Alimentar-se bem e ter um cardápio variado é essencial para manter a imunidade em alta e evitar problemas de saúde. Mas, se você já foi pego por um resfriado, veja algumas frutas que podem ajudar a sua recuperação – além de trazerem sabores deliciosos para a mesa.

pegou-resfriado-blog

 

Laranja

Essa você já sabia! Rica em vitamina C, não é à toa que dá o sabor a maioria dos suplementos vitamínicos. Além de poder acompanhar sucos de outras frutas, ela ajuda na digestão após as refeições, que costumam ser comprometidas pela indisposição da gripe. Outras opções que podem substituir a fruta são acerola, tangerina e morango. Mas não adianta abusar só dos cítricos: o nosso organismo absorve, em média, apenas 80 miligramas de vitamina C. Depois disso, o nutriente é eliminado pela urina.

Limão

Além da vitamina C, como a laranja, o limão tem funções bactericidas, que ajudam a limpar o nosso corpo dos micróbios indesejados. Ele pode ser consumido em chás com outras folhas e mel.

Banana

Fonte de potássio, que dá energia e deixa o corpo mais resistente, a banana é também rica em fibras, ajudando o seu intestino a funcionar regularmente e eliminar impurezas. Vale ingeri-la no lanche ou até grelhada, durante as refeições.

Maçã

O grande benefício da maçã são seus oxidantes, que beneficiam a circulação do sangue e favorecem a absorção dos nutrientes. O ácido málico da sua composição ajuda ainda mais essa função: ele é responsável por fazer o corpo a absorver a vitamina C. No inverno, uma opção é assar a maçã, transformando-a em uma sobremesa deliciosa.

Uva

Fácil de levar para o lanche do trabalho, a uva é rica em vitaminas A, B e potássio, fortalecendo o sistema imunológico.

Romã

Apesar de não ser comum em nosso cardápio, a romã contribui para a resistência do organismo por ser fonte de ácido elágico, que tem função antioxidante e combate os radicais livres. As sementes podem ser usadas para acompanhar outras frutas ou mesmo na salada de folhas.

Cranberry

Além da vitamina C, a fruta possui carotenoides, nutrientes que estimulam as defesas do organismo. Como é difícil encontrá-la no mercado, uma fruta com função parecida é o mamão ou a melancia. Ambas são ótimas opções para o café da manhã e pra começar o dia com mais disposição.

Açaí

Pra quem precisa de energia, não há fruta melhor. Mas seus benefícios não param por aí: ele é fonte de ferro e zinco, minerais que ajudam na imunidade, além de antocianinas, que agem no sistema imunológico. Uma ótima opção é bater a fruta com iogurte, rico em probióticos, que também ajudam na recuperação.

Goji Berry

Outra ótima opção para a hora em que dá vontade de beliscar, a fruta recém-chegada no Brasil é rica em antioxidantes. Disponível em sua versão seca, acompanha bem o lanche da tarde.

Tem remédio melhor do que abastecer a geladeira de frutas e aproveitar seus benefícios? Não há indisposição de resfriado que resista!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *