Um dos segredos para se viver uma boa e longa vida é cuidar da nossa alimentação. Com a grande oferta de alimentos fáceis e industrializados, a nossa geração tem vivido um “boom” de casos de sobrepeso e obesidade, colocando em risco a nossa qualidade de vida. Por este motivo, muitas pessoas têm optado por mudar radicalmente suas escolhas, e se cuidarem para perder peso. Você é uma destas pessoas? Então pegue um papel e uma caneta e anote todas as nossas dicas para começar esta mudança do zero!
Lista de supermercado
Mudar os hábitos alimentares exige muita organização e disciplina, e um bom começo é organizar a lista de compras para a próxima visita ao supermercado. Risque produtos industrializados e prontos e valorize a compra de produtos naturais, temperos frescos, frutas e vegetais. Esta dica serve para toda a família: não adianta somente uma pessoa mudar, se todos os membros da casa não se unirem por resultados melhores, por isto, a lista do supermercado deve ser modificada para todo mundo!
Consumo de vegetais
O consumo de vegetais costuma ser indicado para quem quer perder peso, afinal eles têm baixa caloria e alto teor de vitaminas e minerais. Este tipo de alimento é também uma boa fonte de fibras alimentares, que são responsáveis por aumentar a sensação de saciedade durante uma refeição. Diante disso, utilize os vegetais que estão na sua lista de compras para compor seu almoço e jantar, deixando que eles ocupem, pelo menos, um terço do espaço do seu prato. Este é um hábito essencial para quem quer se cuidar!
Consumo de frutas
Sim, frutas também serão essenciais no seu carrinho de compras, seja para comer no meio da tarde ou como sobremesa após o almoço, ou, ainda, para fazer deliciosos sucos naturais. As frutas são excelentes fontes de energia, vitaminas, minerais, fibras e água, sendo consideradas essenciais para nossa alimentação. Especialistas recomendam a ingestão de, no mínimo, três frutas por dia, para ajudar a suprir nossas necessidades nutricionais.
Atividade física
Além da mudança na alimentação, outro passo importante para quem quer emagrecer é iniciar algum tipo de atividade física. Exercitar-se ajuda a aumentar o nosso gasto calórico diário (reduzindo nosso peso) e também faz melhorar o funcionamento do nosso sistema cardiovascular, contribuindo para um bom condicionamento físico e uma boa disposição para encarar o dia a dia. Sendo assim, escolha uma atividade física que te traga, além dos benefícios citados acima, muito prazer em praticá-la! Escolhendo com sabedoria, você nunca vai criar empecilhos para sair de casa na hora de se exercitar.
Vestimenta adequada
Já escolheu a atividade física ideal para sua nova rotina? Então é hora de comprar roupas específicas para este fim! A vestimenta deve estar de acordo com o tipo de atividade física que você faz, e nunca deve ser mais um motivo para atrapalhar sua performance. Adquira roupas leves, tênis específico para o exercício e qualquer outro material que seja necessário para sua atividade.
Consumo de água
Pode parecer besteira, mas consumir água vai te ajudar bastante a se adequar ao novo estilo de vida. Além de ser responsável por hidratar a nossa pele, cabelos e tecidos, a água também funciona como uma barreira, ocupando espaço no estômago, ajudando a aliviar aquela vontade de beliscar algo para comer a qualquer instante. Para qualquer lugar que você for, não se esqueça de levar a sua garrafinha de água junto!
Determinação e força de vontade
Este item da lista não é algo que precisamos comprar, mas sim algo que devemos adquirir para mudar nossa maneira de agir. A determinação e a força de vontade devem andar juntas. Toda vez que você pensar em desistir, tenha em mente os objetivos que você deseja alcançar e o que você já conquistou até aqui. A batalha mais difícil é a que travamos com nossa própria cabeça!
Ajuda de um especialista
Não é preciso, e nem recomendado, mudar de vida sozinho. Os especialistas existem para te ajudar a encontrar o melhor caminho para realizar as mudanças. Enquanto o nutricionista vai saber te indicar o que mudar e acrescentar na sua alimentação, o educador físico e o médico vão saber te orientar sobre quais atividades físicas você pode realizar e em qual intensidade. Se você pode contar com estas ajudas específicas, não descarte a possibilidade visitar algum destes especialistas, certo?
Anotou tudo? Então é hora de mudar! Conte pra gente através dos comentários como está o seu processo de mudança!