Atualmente, mais da metade da população brasileira não consegue dormir as 8 horas de sono ininterruptas por dia. Por mais que todo especialista nos recomende uma noite de sono saudável, a nossa rotina parece cada vez mais nos afastar desse cenário ideal. Seja por insônia, barulho, estresse ou por não conseguir desligar a cabeça, a verdade é que muitas pessoas dormem muito mal — e isso faz com que o metabolismo também reaja mal, desencadeando uma série de noites ruins.
Ver o sol nascer um ou outro dia é normal, mas se isso está frequente na sua rotina, tome cuidado: você pode ter alterações graves de humor, disfunções hormonais, dificuldade para emagrecer, falta de concentração e cansaço. Veja abaixo algumas dicas para evitar todas essas complicações:
Estabeleça uma rotina
Ter horários regulares faz com que o seu organismo se acostume com as atividades que precisa desempenhar, por isso, tente, mesmo aos finais de semana, dormir e acordar em horários parecidos. Evitar cochilos também é importante, aqueles vinte minutos no meio da tarde podem parecer revigorantes, mas podem impactar em toda a sua noite de sono. Outra boa dica é a de criar o hábito de tomar um banho morno antes de dormir, pois contribui para que o corpo relaxe e foque mais no descanso.
Caso você seja daqueles que não conseguem parar de pensar em tudo o que tem a fazer no próximo dia, anote antes todas as suas tarefas e preocupações em um papel, para não esquecer no dia seguinte e não levá-los para cama!
Além disso, deixe o ambiente do quarto o mais confortável possível, isole-o da luz e de barulhos, e nada de celular e computador ao lado, pois a luz e os estímulos dos eletrônicos fazem com que seu cérebro mantenha-se desperto.
Exercite-se
Pessoas que fazem exercícios regularmente tendem a dormir mais e melhor. Pratique sempre uma atividade física. Se o melhor horário de treinar para você é a noite, procure terminar o exercício três horas antes de dormir. Assim, seu corpo fica cansado e tem tempo suficiente para desacelerar e normalizar a frequência cardíaca. E lembre-se de que exercitar-se não quer dizer necessariamente fazer sequências aeróbicas extremamente cansativas. Você pode optar por um alongamento ou pela yôga, que também contribuem para a respiração e relaxamento do corpo.
Alimente-se bem
Uma alimentação balanceada, além de ajudar a manter uma vida mais saudável, nos ajuda a dormir melhor. Beber um copo de leite quente ou leite com mel antes de deitar pode trazer benefícios para uma noite bem dormida, pois provocam uma agradável sensação de relaxamento e conforto. Iogurte com aveia e derivados de soja também são ótimas pedidas. Evite alimentos pesados antes de deitar. Seu corpo precisa de esforço para digerir a sua última refeição e fazê-lo trabalhar em excesso pode prejudicar no descanso. E o mais importante: não ingira bebidas estimulantes à noite, como café, refrigerante, chá ou álcool.
Além de o excesso de líquidos fazer com que você interrompa o sono para ir ao banheiro, a cafeína fará com que seu metabolismo fique acelerado.
Não se esqueça de que o equilíbrio entre corpo e a mente é fundamental para a sua rotina. Ao escolher ter uma vida mais saudável, o seu corpo sentirá os benefícios.
E você, o que tem feito para melhorar suas noites de sono? Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de novas dicas!
As dicas são muito boas, cumprí-las no dia a dia é uma meta, um desafio, neste mundo e nesta vida atribuladas que levamos, em que as exigências são cada vez maiores. Acrescentaria à lista, dentro do nosso dia a dia, vermos de uma outra maneira o nosso semelhante, sem distinção alguma, ao tratá-lo da melhor maneira possível, sempre sendo educado e cordial, olhando as pessoas de frente, mesmo que elas sejam indiferentes ao nosso contato. Ter agido corretamente no cotidiano nos dá uma sensação maravilhosa de bem estar, e, com certeza, contribui ao final do dia, para termos um sono tranquilo e sonhos positivos.