Natação: um esporte completo

Futebol, corrida, academia ou natação? A prática de esportes no dia a dia é importantíssima para ter uma vida saudável. E hoje, vamos falar sobre uma das modalidades mais indicadas para todas as idades: a natação.

Considerado um esporte completo por envolver toda musculatura do corpo, ele fortalece o sistema respiratório e também combate o envelhecimento. Com a prática, o pulmão libera oxigênio ao sangue e também ao coração, e com isso, beneficia as células do corpo. Sendo assim, os sinais da idade demoram mais a aparecer. Outro benefício marcante da natação é que a pressão arterial e os batimentos cardíacos ficam mais estáveis, evitando fatalidades como o infarto e o AVC.

Mas vamos com calma! Para alcançar um bom resultado são necessárias algumas regras, como a regularidade e a intensidade do exercício.
E como devemos nos alimentar para ter um bom rendimento neste esporte?

bfea3acd-60ec-4427-bdb6-9f614f51abf6

Antes do treino:
Uma a duas horas antes do treino evite o consumo de gorduras e priorize a ingestão de água e carboidratos. Importante: Não praticar exercício físico em jejum, pois pode haver redução da performance. Ótimas opções pré-treino são suco de fruta + sanduíche com queijo magro.
Durante o treino:
Atletas de esporte aquático podem ter menor percepção da sensação de sede, mas devem SEMPRE deixar na borda da piscina uma garrafa com água ou bebida contendo água e carboidrato.
Após o treino:
Após a conclusão do treino, além de carboidratos, pode ser utilizada uma proteína para repor o glicogênio muscular e acelerar a recuperação. Opções para esse momento são um sanduíche de queijo magro com geleia e frutas como banana para evitar câimbras.
Seguindo as dicas acima você poderá alcançar bons resultados e ter uma grande melhora na sua saúde!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *