Nada revigora mais a nossa energia do que uma boa noite de sono. O sono é fator determinante para várias situações metabólicas da nossa vida, podendo influenciar até mesmo na qualidade da nossa saúde e no ganho de peso. Mas como fazer para dormir bem com uma rotina tão estressante e atarefada como a nossa? Vamos deixar aqui cinco dicas simples e práticas para você conseguir apreciar uma boa noite de sono.
Respire lentamente logo após deitar e fechar os olhos
A palavra de ordem para o momento de deitar na cama é: relaxe. Esta é a hora em que temos que aprender a nos desligar dos nossos problemas (por mais difícil que isto seja) e focar em eliminar nosso cansaço. Para isto, logo após deitar e fechar os olhos faça o exercício de respirar lentamente e de maneira ritimada, até pegar no sono. Prestar atenção na respiração e na maneira como ela funciona é um dos métodos mais antigos e eficientes de relaxamento: sem perceber você estará logo entrando em sono profundo.
Faça exercícios leves antes de dormir
Atenção a este item! Não estamos dizendo que é para você encarar longas horas na academia, enfrentar uma corrida puxada ou uma aula de luta logo antes de dormir: atividades físicas de moderadas a intensas podem aumentar seu estado de alerta e atrapalhar ainda mais o seu horário de sono. O exercício ideal para relaxar deve ser suave e capaz de desligar sua mente dos problemas. Uma sessão de yoga, uma caminhada leve, aulas de alongamento ou hidroginástica podem ser boas opções para este momento.
Tome um banho morno e relaxante
Você já deve ter ouvido a expressão que lhe orienta “tomar um banho e relaxar”. Esta associação entre banho e relaxamento não existe sem razão. A temperatura da água, em conjunto com o barulho do chuveiro e o contato das gotas com o corpo, produzem uma sensação de tranquilidade e calma que te permitem começar a se preparar para dormir. Tente sempre tomar uma ducha morna minutos antes de deitar na sua cama: o resultado pode ser surpreendente.
Ajuste a temperatura do quarto
Ninguém consegue dormir tranquilamente em ambientes extremamente fechados e sem circulação de ar. A situação só piora quando a temperatura do quarto está muito alta ou muito baixa, deixando qualquer posição na cama desconfortável. Por este motivo, logo antes de dormir, garanta que a temperatura do quarto e a circulação de ar esteja de acordo com o que é confortável para você. Se necessário ligue o ventilador ou o ar-condicionado para resfriar o quarto ou opte por pegar mais um cobertor ou ligar o aquecedor em dias mais frios. Não deixe que nenhum destes fatores lhe faça levantar no meio da noite para melhorar seu conforto: isto só te deixará mais irritado e mais cansado.
Alimente-se bem e de maneira leve
A qualidade da sua alimentação tem ação definitiva em grande parte das suas situações de vida. Realizar refeições mais leves, algumas horas ou minutos antes de dormir, pode ter papel crucial na qualidade do seu sono. Você sabia disso? Como refeições cheias de gordura e proteínas são mais difíceis de ser digeridas pelo estômago, ingerir um prato pesado antes de dormir pode te deixar desconfortável durante o período norturno, já que há aumento da mobilidade gastrointestinal e redução do esvaziamento gástrico, te deixando com a sensação de empachamento por mais tempo. Este desconforto pode te fazer acordar várias vezes durante a noite com cólicas estomacais e outros desconfortos decorrente da digestão. Por este motivo opte sempre por realizar a ceia, que é a última refeição do dia, com alimentos mais leves como frutas, sucos, sopas e carboidratos de fácil digestão: só assim você terá a garantia de uma boa noite de sono.
Agora com estas cinco dicas em mãos, você está pronto para colocar seu plano de dormir bem em prática? Venha contar para nós um pouco de sua experiência ao usar estas dicas para ter um sono de qualidade! Use o espaço abaixo para fazer comentários e sugestões sobre este assunto!